Pasar al contenido principal

Ley que establece la Política Nacional sobre Cambio Climático (Lei No. 12.187)

La Ley establece la Política Nacional de Cambio Climático de Brasil, incluyendo sus principios, objetivos, directrices e instrumentos. 

Transparencia activa / Educación ambiental (artículos 5 y 6)

São diretrizes da Política Nacional sobre Mudança do Clima, entre outros, a promoção da disseminação de informações, a educação, a capacitação e a conscientização pública sobre mudança do clima.

São instrumentos da Política Nacional sobre Mudança do Clima os registros, inventários, estimativas, avaliações e quaisquer outros estudos de emissões de gases de efeito estufa e de suas fontes, elaborados com base em informações e dados fornecidos por entidades públicas e privadas e as medidas de divulgação, educação e conscientização.

Derechos:
Participación en planes, programas y políticas (artículos 3, 4 y 5)

A PNMC e as ações dela decorrentes, executadas sob a responsabilidade dos entes políticos e dos órgãos da administração pública, observarão o princípios da participação cidadã, e, quanto às medidas a serem adotadas na sua execução. 

A Política Nacional sobre Mudança do Clima - PNMC visará à implementação de medidas para promover a adaptação à mudança do clima pelas três esferas da Federação, com a participação e a colaboração dos agentes econômicos e sociais interessados ou beneficiários, em particular aqueles especialmente vulneráveis aos seus efeitos adversos.

São diretrizes da Política Nacional sobre Mudança do Clima, entre outros, o estímulo e o apoio à participação dos governos federal, estadual, distrital e municipal, assim como do setor produtivo, do meio acadêmico e da sociedade civil organizada, no desenvolvimento e na execução de políticas, planos, programas e ações relacionados à mudança do clima.

Derechos: